conheça nosso
Blog

Porta com sensor de presença você sabe como funciona ?

A melhor coisa em relação as portas automáticas são os sensores de presença. Eles facilitam de forma considerável a movimentação nos ambientes, porém você sabe como a porta com sensor de presença funciona ?

Não é nenhum mistério seu funcionamento e por isso vamos explicar melhor para que você saiba o que irá instalar no seu ambiente.

Porta com sensor de presença 

Os sensores de presença estão presentes de forma constate em nosso dia a dia e muitas vezes nem damos atenção.  Mas estranhamos quando ambiente de grande movimento as portas não abrem assim que chegamos perto.

É que acostumamos inteiramente com a automação das portas e quando não há esse tipo de recurso parece que voltamos no tempo.

Conhecer um pouco melhor sobre o funcionamento é importante para entender que tipo de produto você estará instalando.

Os sensores funcionam em geral de duas maneiras específicas – por movimento ou temperatura.

Sensores ativos (sensor por presença)

O mais comum nas portas automáticas, o senso por presença funciona a base de onda infravermelhas – o olho humano é incapaz de detectar – que são transmitidas para o receptor do sistema.

Ele funciona da seguinte forma. Assim que um objeto ou pessoa se aproxima do raio de alcance das ondas, o receptor não recebe de volta a onda infravermelho e entende que a porta não pode ser fechada.

Quando a pessoa ou objeto é retirada a onda volta a alcançar o receptor que fecha a porta.

Esse sistema é utilizado em portas automáticas de estabelecimentos e elevadores.

Sensores passivos (sensor por temperatura)

Diferente dos sensores por presença, os sensores por temperatura não emitem ondas infravermelhas.

Esse tipo de sensor detecta a mudança das ondas infravermelho emanadas pela temperatura do corpo humano, mesmo que em pequena quantidade.  O sensor por temperatura é bem mais sensível que o por presença.

Sendo que qualquer alteração na temperatura do ambiente pode causar uma mudança nos receptores do sensor, seja ele um alarme ou uma porta automática.

Como escolher a melhor porta com sensor ? 

O melhor sensor é aquele que vem de uma empresa de confiança e com muita experiência no mercado. Portas com baixa qualidade podem não abrir no momento certo ou até fechar em cima do cliente.

Por isso procure somente o melhor produto disponível no mercado e garanta qualidade.

Entre em contato com a CPA, a parceira oficial do Brasil da MANUSA, e conheça a linha de portas automáticas que utilizam dos sensores.

voltar